De 2% para 2,75% ao ano. Depois de 6 anos, a taxa Selic tem alta de 75 pontos - SÉRGIO MIRANDA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EIRELI

Blog

De 2% para 2,75% ao ano. Depois de 6 anos, a taxa Selic tem alta de 75 pontos


Em meados do mês de março, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) autorizou o aumento da taxa básica de juro da economia (taxa Selic) de 2% para 2,75% ao ano. A taxa Selic não tinha uma alta há pelo menos seis anos e provavelmente novos aumentos estão a caminho, segundo o Banco Central. A última vez que a taxa Selic havia subido foi em julho de 2015, ainda no governo de Dilma Rousseff. 





O mercado financeiro não esperava uma alta como essa, foi maior do que esperado. A expectativa era um aumento de 0,50 ponto percentual por causa do cenário de maior pressão inflacionária e de crescentes incertezas políticas devido à crise sanitária da Pandemia aqui no país. Na segunda-feira, 15 de março, o Boletim Focus apontou um novo aumento na expectativa de inflação para este ano, passando de 3,98% para 4,60%. Com isso, a inflação continua acima da meta central deste ano, que é 3,75%. 





Acredita-se que este aumento da taxa Selic deverá segurar a alta do dólar no mercado. Ainda neste mês de março, o Banco Central aplicou uma quantia equivalente a 3,2 Bilhões de dólares no câmbio e surpreendeu os operadores de câmbio.





Portanto, a taxa de juros neste estágio exige que o investidor estude e analise muito bem a rentabilidade e os custos de cada aplicação. A Selic provavelmente será uma boa alternativa para quem está montando sua reserva de emergência, por exemplo, já que o título é líquido e mantém o poder de compra do investidor ao longo do tempo. Outra possibilidade é investir em um fundo DI simples (que aplica toda a carteira no Tesouro Selic) com taxa zero de administração.





Em resumo, já que o Banco Central comunicou que estão ainda por vir novos aumentos da taxa Selic, então, o que você está esperando para adquirir o seu imóvel? Apesar da subida de 75 pontos, a Selic ainda está baixa em comparação há 6 anos atrás. Aproveite essa chance, não fique em dúvidas até a taxa Selic ter outra alta.


Matriz

Empresarial Rio Mar Trade Center

Av. republica do líbano, 251, Salas 1505 a 1508, Pina, Recife-PE

Empresas Associadas

Copyright © - Todos os direitos reservados.