Guia da Cidade - Camaragibe - SÉRGIO MIRANDA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EIRELI

Blog

Guia da Cidade – Camaragibe


Camaragibe é uma das cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife, limita-se ao norte com as cidades de Olinda e Paulista; ao sul, Jaboatão dos Guararapes; a leste com o oceano Atlântico e a oeste com São Lourenço da Mata.





É um dos municípios mais populoso e o oitavo de Pernambuco. O seu nome é de origem indígena da tribo tupi, que carrega em seu significado as plantas camarás que na cidade brotavam.





Suas terras eram povoada por indígenas, e que foram tomadas por portugueses apartir do século XVI. O nobre militar português: Duarte Coelho utilizou essas terras primeiro na exploração do pau-brasil e, tempos depois, foi usada para a produção da cana-de-açúcar. Foi com esses cultivos que a cidade se destacou e tornou-se importante na história do Brasil e na formação da capitania de pernambuco .O município se fortaleceu ainda mais com o surgimento dos engenhos na região.





A cidade foi fundado na metade do século XVI a partir do Engenho Camaragibe que foi tido como um dos mais ricos da capitania de Pernambuco, até a invasão holandesa.





Séculos depois, já no século XX, o Engenho Camaragibe chegou na sua era de ouro, sendo o mais conhecido até os dias de hoje, com a admisnitração de Dona Maria Anita Amazonas Mac Dowell casada com Samuel Macdowell. O Casal ajudou  na fundação do Seminário Cristo Rei e do Convento das Carmelitas, entre 1949 e 1956.





A casa grande hoje, é tombado Inscrição do Tombamento no Conselho Estadual de Cultura: Nº 11 Livro de Tombo III, fl.03.





Vila da Fabrica, é um dos bairros mais importantes devido ao seu valor histórico. Foi nesta localidade que se iniciou ainda no final do século XIX, o surgimento da cidade Camaragibe em tempos modernos. A região pertencia a cidade de São Lourenço da Mata, onde foi cediada a Companhia Industrial de Pernambuco, que mudaria a atividade econômica da região, antes voltada para a produção açucareira.





Na ultima década do século XIX, foi construido a cede da fábrica que foi o marco inicial para a nova cidade. Algum tempo depois, estava pronta a vila operária, a primeira do continente Latino Americano, onde moravam os trabalhadores junto com as suas famílias. Para os  operário solteiros foi construído um pequeno prédio, batizado como “República dos Solteiros”. A manufatura  dos tecidos começou em 1895 e em pouquíssimo tempo,  já se destacava como um dos empreendimentos mais importantes do estado.





A partir disso, foram chegando novas famílias, originando novas comunidades na Vila e no entorno dela, dando forma à cidade urbana que nascia. A fábrica funcionou como referência do setor têxtil até os anos 1970, quando uma crise levou a empresa à falência.





A principal atividade econômica da cidade de Camaragibe concentrasse no comercio, o centro da cidade, existem varias lojas como de roupas, electrodomésticos, mercados, padarias, restaurantes, feira livre entre outro. 





Na entrada da cidade, próximo da praça de Camaragibe, temos o Atacadão de Camaragibe que recebi milhares de clientes todos os dias. O Shopping Camará, inaugurado em 2018, aqueceu a economia da cidade. 





Camaragibe dispõem de um sistema integrado transporte publico que liga o município a outras cidades da região metropolitana do Recife, como também dispõem de sistema de transportes alternativo. 





Nos anos de 2013 e 2014, a Cidade de Camarigebe foi um dos palcos das Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizadas no Brasil. Aqui foi construído uma das Arenas que iriam cediar os Jogos. A Itaipava Arena Pernambuco, ou Arena Pernambuco foi projetado dentro do conceito multiusos já estabelecido internacionalmente.





Com 46 mil lugares, distribuídos entre arquibancada, camarotes e cadeiras especiais, ela está preparada para receber, além de jogos de futebol, eventos de grande porte, como shows e convenções. Um dos eventos-testes que habilitaram o estádio foi o amistoso entre Náutico Capibaribe e Sporting Lisboa, time de Portugal.


Matriz

Empresarial Rio Mar Trade Center

Av. republica do líbano, 251, Salas 1505 a 1508, Pina, Recife-PE

Empresas Associadas

Copyright © - Todos os direitos reservados.