Imóvel novo ou usado, qual é o melhor? - SÉRGIO MIRANDA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EIRELI

Blog

Imóvel novo ou usado, qual é o melhor?


O que é melhor, comprar um imóvel novo ou usado? Muitas pessoas ficam em dúvida no qual adquirir. É claro que você deve ponderar os prós e os contras, já que essa decisão podem influenciar na sua vida e da sua família. 





Vamos ver um exemplo: Imóveis usados geralmente tem maior necessidade de reparos com infiltrações ou mofo na parede, ou na troca da cerâmica que já anda bem desgastada. Por outro lado, os proprietários de um  imóvel novo na maioria das vezes não terá essa dor de cabeça, podendo direcionar os seus recursos para outras prioridades.





Outro exemplo é que imóveis novos, quando comprados na planta, geralmente são valorizados após serem entregues. Isso Já não é comum nos imóveis usados, quanto mais antigos, mais desvalorizados.





Quais as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel novo?





Imóveis novos têm condições mais fáceis no financiamento, em especial quando  são comprados na planta baixa. Além disso, algumas construtoras permitem o uso do programa habitacional Minha Casa Verde e Amarela





Com um imóvel novo, você pode personalizar o ambiente ao seu gosto, da maneira como sempre sonhou. Como a maioria dos empreendimentos são entregues com pisos e azulejos apenas nas áreas molhadas (banheiro, cozinha e lavanderia), é possível escolher os demais materiais de acabamento.





A desvantagem de comprar um imóvel novo é aguardar a entrega da obra, principalmente no caso de imóveis adquiridos na planta ou em fase de construção. Dependendo da construtora, quem não quer esperar por 24, 30 ou 36 meses para a entrega das chaves do apartamento e tem pressa para se mudar, acaba procurando por uma unidade já finalizada.





Além da espera da entrega das chaves é também preciso esperar pela aplicação do gesso e dos pisos antes de entrar. As outras partes (pintura, instalação da marcenaria, etc) não são tão demoradas, fazendo com que muitas pessoas queiram fazê-las aos poucos, já morando no imóvel.





Já as vantagens de comprar um imóvel usado é que há oportunidade de se mudar imediatamente. Porém, é normal ter que preparar  alguns ajustes como por exemplo a troca de torneira pingando  ou um vazamento na encanação e que será necessário com urgência reparos.





Geralmente, os proprietários de imóveis antigos e que desejam vender o seu imóvel, são mais abertos à negociação do valor, isso é um ponto positivo em adquirir um imóvel usado. Principalmente se estiverem precisando do capital com urgência ou se o imóvel estiver à venda há muito tempo. Isso explica os preços mais atraentes para unidades usadas em comparação à similares novas já finalizadas (com a mesma metragem e localização).





Mas um dos pontos de suas desvantagens, é que imóveis usados podem ter problemas com a documentação, o que acarreta em atrasos com a burocracia e gastos extras para legalizá-la. Há casos em que, mesmo com o interesse de ambas as partes, a venda esbarra em algum entrave jurídico e a compra não pode ser concluída.





E você, já adquiriu seu imóvel? Foi novo ou usado, na planta ou precisou de reparos? Conta pra gente nos comentários.


Matriz

Empresarial Rio Mar Trade Center

Av. republica do líbano, 251, Salas 1505 a 1508, Pina, Recife-PE

Empresas Associadas

Copyright © - Todos os direitos reservados.