O que é Blockchain e quais são seus impactos no mercado imobiliário? - SÉRGIO MIRANDA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EIRELI

Blog

O que é Blockchain e quais são seus impactos no mercado imobiliário?


Saiba como essa inovação pode reduzir custos operacionais, criar mais transparência e melhorar processos. O uso dessa tecnologia de dados ajuda a tornar processos mais ágeis, reduzir burocracias e ameaça de fraudes.





O mercado imobiliário é um dos setores mais tradicionais, e também tem enfrentado grande processo de mudança e digitalização. Além das tecnologias, como a BIM, entra em cena no mercado também o Blockchain, transformando transações digitais de todos os tipos de imóveis cada dia mais transparentes, seguras e rápidas de serem concretizadas.





Para aqueles que nunca ouviram falar, Blockchain está ligada aos bitcoins - moeda virtual criada há quase dez anos, por Satochi Nakamoto (pseudônimo para os possíveis criadores que até hoje se mantêm anônimos). No entanto, a tecnologia em questão tem muitas outras possibilidades de funções e finalidades, como validar contratos, trocar ações e venda de imóveis, por exemplo.





No setor imobiliário, o uso dessa tecnologia vem para ajudar a tornar os processos mais fáceis, reduzir burocracias dos métodos e ameaças de fraudes. Tudo isso acontece porque, através do blockchain, informações legais, habitacionais e ligadas às propriedades são criptografadas e ficam públicas online.





Sendo assim, a partir do momento que um imóvel é vendido, as pessoas envolvidas na transação, tanto quem está vendendo quanto quem está comprando o imóvel estarão conectadas. As informações da propriedade estarão registradas digitalmente, arquivadas em um sistema que não pode ser violado. Dessa forma, pode ser enviada com rapidez e de forma bastante simples. Em alguns países já é possível a compra de imóvel com moedas digitais. Cada dia que passa mais pessoas e empresas aceitam essas moedas como forma de pagamento, inclusive de uma propriedade.





O exemplo brasileiro que já está se beneficiando das vantagens estão as empresas Resale, outlet de imóveis que desenvolve soluções para gestão e venda e Wuzu, fintech curitibana especializada em Bitcoin e criptomoedas. Ambas se uniram para que pagamentos nas plataformas sejam mais seguros e transparentes utilizando Blockchain.





“Sabemos que a compra digital de ativos se torna uma realidade para um número de pessoas cada vez maior. Queremos que esses novos consumidores e também as instituições financeiras contem com nossas soluções para seguirem comprando e vendendo com máxima segurança digital”, destaca o CTO da Resale, Paulo Nascimento.





Segundo Guilherme Zonatto, COO da Wuzu, “a parceria decreta um novo marco em Governança e transparência nos processos em que existe a necessidade de propostas secretas. Não permitir acesso às informações por nenhuma das partes até o fim do processo garante um procedimento sem interferências externas sobre o resultado final, o que traz mais segurança e confiabilidade para as negociações. Além de proporcionar mais segurança, a tecnologia usada nessa parceria é altamente escalável, permitindo milhares de concorrências concomitantes com um custo operacional muito baixo”.





Benefícios para o setor imobiliário





Praticidade nas transações





Por se tratar de um sistema completamente digital, todas as validações e documentos podem ser obtidos de forma direta e segura, online. Isso reduz burocracias, facilitando a comunicação sem a necessidade de comparecer a diversos lugares para obter documentos e informações diferentes.





Mais segurança





A tecnologia de validação da Blockchain torna as informações muito mais seguras e cada passo é registrado de forma permanente, o que evita possíveis fraudes.





Facilidade para pagamento/financiamento





Todos os pagamentos no mercado imobiliário envolvem diversas transações e checagem de informações, o que torna o processo lento, pois leva-se tempo para concluir. Com os elementos todos envolvidos online, todo o processo será simplificado, já que todas as suas informações poderão ser acessadas com muito mais praticidade.


Matriz

Empresarial Rio Mar Trade Center

Av. republica do líbano, 251, Salas 1505 a 1508, Pina, Recife-PE

Empresas Associadas

Copyright © - Todos os direitos reservados.